Preparando o Dia Internacional das BE
O trabalho intensifica-se. Boletim pronto e colocado na página, preparado para ser fotocopiado. Página a ser enriquecida (trabalho que nunca acaba...) e embelezada para a abertura oficial... (é em http://creazeitao.googlepages.com podem ir consultando em antestreia). Preparam-se os marcadores, excertos de livros, decorações...
Nesta semana estamos a concretizar as visitas à BE, integradas no programa de comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. A estratégia este ano foi a de marcar todas as turmas previamente num mapa e contactar/motivar individualmente cada um dos professores acompanhantes (escolheram-se prioritariamente aulas de áreas curriculares não disciplinares). Como coordenadora fiz pessoalmente um a um cada contacto. A mudança de estratégia, relativamente ao ano que passou, decorreu do facto de quando se opta por deixar os professores livremente fazer a inscrição da turma, por uma razão ou por outra (que os tempos não são fáceis, o trabalho é excessivo e a correria não facilita a memória de tudo o que é preciso fazer, ficando a BE geralmente para trás nos afazeres) acabavam por se inscrever poucas turmas e perdia-se uma oportunidade de contactar com todas e envolvê-las para as actividades a desenvolver.
Aproveitamos este primeiro contacto para informar os alunos sobre a Classificação Decimal Universal (ao que se segue um jogo) e para divulgar todas as iniciativas e actividades que se realizarão ao longo do ano.
- Pede-se a todos que escrevam para o endereço da BE, de forma a poder receber em primeira mão e individualmente as informações sobre tudo o que se relaciona com este espaço.
- Pede-se que colaborem com o blogue dos Amigos da Biblioteca através do mesmo endereço.
- Divulga-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e convidam-se os alunos do 3º C a colaborar com a equipa nos raptos previstos das turmas do 2º C (falaremos disso no rescaldo do dia 23) e na maratona de leitura que decorrerá nesse dia (no 2º ciclo mantém-se o segredo, divulga-se apenas o dia)
- Explica-se o porquê da criação da salinha de estar à entrada da BE e solicita-se a colaboração para trazerem materiais de leitura e para se assumirem como responsáveis conjuntos por aquele seu espaço de responsabilidade sem vigilância.
- Divulga-se a página da Internet e o Boletim que serão anunciados no dia 23.
- Motiva-se para a campanha "No Natal oferece um livro novo à tua escola" (a partir de lista divulgada na página web) para que as turmas se organizem (haverá uma árvore de Natal feita por uma turma de 7º ano em AP e um cesto. Os livros são oferecidos embrulhados e nos Reis abrem-se as prendas e divulgam-se à comunidade) e para a campanha "No Natal oferece um livro teu à tua Escola" (far-se-á posteriormente uma seriação para que fiquem na BE os livros que completam o fundo de forma adequada e os restantes sejam colocados aos poucos à disposição de todos na salinha de estar... podendo ser lidos e, até, ser levados sem requisição e trazidos responsavelmente por cada um... claro que se alguns não voltarem é porque alguém quis guardar um tesouro para si e isso não é coisa má... pode, por exemplo, não ter hipótese de adquirir livros. Será como se um aluno tivesse oferecido um livro seu a um colega...)
- Divulga-se o Diário de Bordo que se encontra na mesa do acolhimento e apela-se aos registos, sempre que o desejarem (com sugestões, reclamações, apreciações, indicação de livros a adquirir...)
- Divulga-se a Feira do Livro e apela-se à participação.
- Pede-se aos delegados que façam o levantamento dos temas em tratamento nos trabalhos da turma e que os enviem por correio electrónico ou os registem em documento próprio na BE. (É necessário fazer um levantamento e perceber quais são os temas recorrentes, os temas mais escolhidos por ciclo e, de forma articulada com os departamentos - a quem se dirigirão pedidos neste sentido, fazer as aquisições em falta que possam actualizar o fundo documental e ajustar-se às novas necessidades da escola e dos tempos...)
- Divulga-se a existência de possibilidade de formação para monitores da BE - CRE (através do Clube/Oficina de Informática e da própria BE) e solicita-se o apoio dos alunos em horas mais complicadas onde apenas está presente um professor ou a auxiliar.
- Tiram-se dúvidas, escutam-se sugestões.
- ...
Enfim... uma boa conversa que esperamos venha a dar frutos.
Numa das turmas descobrimos que os alunos em AP vão construir um jardim de borboletas, necessitando de um livro fundamental que a equipa já havia decidido (porque soube do projecto antes em diálogo com professores) adquirir este ano (Borboletas de Portugal de Ernestino Maravalhas ... um dos responsáveis pela Tagis www.tagis.net ). A turma decidiu que se vai organizar e serão eles a oferecer esse livro à BE no Natal. Dizia uma aluna: oh professora eu até tenho 3 cheques FNAC de 5 euros cada e não sei o que lhes hei-de fazer!
Aguardemos, então, sem deixar de ir ao seu encontro regularmente, pois cada contacto angaria apenas alguns alunos para a participação, para a leitura, para a presença... muitos contactos continuados angariarão bem mais...
Os naturais desencontros provocados pelos dias de greve irão ser repostos na semana que vem, depois de feito o levantamento das turmas que não conseguiram visitar a BE.
(Já agora conto um segredo: comprei para oferecer à BE no seu dia internacional "O Poder dos Sonhos" de Luís Spúlveda, acabadinho de sair... porque... enquanto responsável, tenho sonhos para a BE e gostava que eles se concretizassem... O livro será símbolo desse desejo.)