Dia cheio
Ainda muito para organizar...A equipa a aprofundar os laços, novos laços a ser criados. Uma das colaboradoras para a informatização do fundo documental está, como todas nós da equipa, a entusiamar-se com o entusiasmo, com as ideias... O coração a trair-nos, virá 45 minutos apenas à escola para abrir o CRE à hora de almoço num dia em falta. E à noite regressa para as aulas. Os professores que conheço e vou conhecendo são tão diferentes da pintura que insistem em dizer que somos.
Todos, professores, auxiliar, com tarefas em mãos, correndo, resolvendo, pensando, fazendo...
Mapa feito da ocupação da BE-CRE, identificados pontos frágeis, zonas vazias, houve que reunir parcelarmente com Equipa e Conselho Executivo em busca das alterações possíveis e da entrada de mais professores. Amanhã conversar com todos eles. Motivar, seduzir para o projecto.
O melhor que se conseguiu é bom... mesmo sabendo que o desejável seria poder garantir duas auxiliares a quase tempo inteiro. Mas enfim... Provavelmente será um sonho distante.
Continuar a preparação do Plano de Actividades em conjunto, articular com todos os projectos existentes na escola (Plano TIC, Sala de aula virtual de Matemática, clubes... ) e os outros (Portáteis, Plano Nacional de Leitura, Plano de Acção de Matemática...), com os Departamentos, com as orientações do Projecto Educativo, distribuir tarefas, pensar já no Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, na reunião do SABE, ... pelo meio correr (ontem) para a reunião do grupo do Projecto Curricular. E avançar na página do CRE em casa, sempre em casa, deixar sementes no blogue, contactar coordenadores de Departamento para aferir das possibilidades de articulação, contactar professores para sugerir actividades em sala de aula que casem com as actividades de celebração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e outras.
E fazer grelhas de apoio ao trabalho, registos vários de acompanhamento, impressos, mapas de inscrição de turmas para visita ao CRE...
Resolver o problema da impressora, identificar outros problemas com o equipamento, dar solução aos possíveis, suplicar pelos quase impossíveis, perceber que o espaço não estica, que nos faltam prateleiras... correr daqui para ali, dali para aqui e a vontade a crescer de estar só com eles, os que realmente são a razão de tudo - os utilizadores. Foi possível por alguns momentos hoje:
- quando se juntou um grupo e se investigaram e experimentaram os jogos de engenho...
- quando combinei com um colega que ia leccionar AP (7ºano) algumas actividades de apoio à celebração do DIBE, tendo a turma e o respectivo professor trabalhado no CRE em volta dos livros, leitura e selecção de materiais para a construção de "algo" que se pretende usar... surpesa...
- quando em articulação com outra colega, também a leccionar AP - 9ºano, se reuniu com um grupo de alunos para propor a dinamização de actividades de apoio ao CRE. Doce vê-los primeiro reunidos combinando estratégias e distribuindo tarefas, logo de seguida começando o trabalho de forma tão empenhada...
- quando foram desafiados alunos para testar a página do CRE em construção (muito em segredo, já que a divulgação está prevista para 23 de Outubro e há muita coisa a corrigir)...
...
Anda magia no ar.
O cansaço e os sorrisos são paralelos. Portanto vai sendo possível.
Amanhã, encontro com uma Andorinha...
(Esqueci de mencionar: pelo meio aulas para dar...
... e levar sementinhas do CRE para dentro delas.)
TM