Semana da Leitura 5 - Maratona
Enquanto a animação vai prosseguindo de dia... os alunos da noite têm sido incansáveis, orientados pelos seus professores, na partilha de leituras e culturas (várias línguas têm sido usadas para a expressão do prazer de ler...). Brevemente teremos aqui a reportagem de alguns desses momentos que levaram, também, à produção de textos sobre o acto de ler (que também serão divulgados)O quinto dia começou cedo com uma animação para o segundo ciclo. (Repetição da realizada no dia anterior, com a mistura de dois contos de Andersen, de forma a abranger mais turmas e alunos presentes na BE).
A nossa indispensável auxiliar Isabel, que adora livros, adora ler, partilhou um livro especial com os alunos: Adivinha o Quanto eu gosto de ti. Foi um sucesso! Importante associar a leitura à ternura, ao Amor, à Amizade. Assim foi. Os alunos gostaram imenso e lá os vi pela tarde relendo as breves e significativas palavras de carinho imenso trocadas entre as duas lebres castanhas...
.
.
Seguiu-se, ainda na BE, Tristão e Isolda contado pela Presidente do Conselho Executivo - Clara Félix - a três turmas do 8º ano. Ao som da harpa (quem sabe se tocada pelo próprio Tristão?) deliciámo-nos com esta história de amor narrada com entusiasmo e magia. Rendidos ao poder da palavra. Ao poder dos livros.
.
Dessas três turmas, uma ficou. A ela juntou-se outra de sexto que trazia uma familiar para a partilha de leituras. Leram alunos do 8º, leu esta prima comunicando entusiasmo e paixão pelos livros, leram os alunos de sexto (que fizeram uma selecção interessantíssima de livros vários).
No fim distribuiram-se autocolantes e marcadores pelos animadores da sessão.
No tempo seguinte mais uma turma entrou e assim se chegou a meio do dia...
E, enquanto isso, mais coisas iam acontecendo nas aulas. Por exemplo: a turma do 5º E ofereceu à turma do 5º B uma pequena dramatização (que já havia sido apresentada na BE para outras turmas) e a leitura de poesia. Logo de seguida, de improviso, a turma do 5ºB pediu para ir à do 5ºE apresentar a sua dramatização. Foram.
E foi doce este estreitar de laços através da partilha das palavras.
Pela tarde continuaram as partilhas, mais concentradas em sala de aula. De uma delas se dá aqui testemunho pela vivacidade e entusiasmo, pela quantidade de familiares presentes, pela oportunidade especial de termos presente a Joana Luísa (esposa de Sebastião da Gama e tia de um dos alunos) pela presença de uma bebé tão pequenina, mas que se deixou aninhar nas palavras trocadas sem um queixume.
Foi mágico e a sessão ficou registada em vídeo, para provar futuramente a importância e a beleza destes momentos de encontro entre a escola e a família e entre todos e o livro.
.
E é preciso que este trabalho seja continuado...
de forma mais organizada, de forma mais espontânea,
mas regularmente.
Um grupo de Mães que não conseguiu estar presente esta semana, perguntou se seria possível virem fazer depois uma animação para os seus meninos... Já agendámos na BE para a última semana de aulas. E na semana dedicada a Sebastião da Gama, voltaremos a ter Joana Luísa e o seu sobrinho lendo poesia deste grande poeta... e... e... não queremos parar de ler, de ler, de ler e de animar a leitura!
Obrigada a todos quantos colaboraram para fazer desta semana um sucesso!