Melhor Livro de Ilustração Infantil (17º Festival de BD da Amadora)
A propósito da entrada sobre o 17º festival de BD da Amadora, completa-se a informação indicando quem foi o vencedor na categoria que destaquei Melhor Livro de Ilustração Infantil.http://www.editorial-caminho.pt/ As palavras nem sempre são meninas bem comportadas; às vezes escapam-nos e provocam situações imprevisíveis. Quando o Tim transformou a grande caixa de cartão que lhe tinham dado, certamente não previa as dramáticas consequências do seu gesto. Mas se por meio de uma palavra pode tornar-se infernal, quer dizer que ela também pode ser outra coisa muito diferente. Para o saber, basta entrar com o Tim para dentro da Máquina Infernal e acompanhá-lo na sua viagem.
Alain Corbel nasceu na Bretanha (França), em 1965, e reside desde há alguns anos em Portugal.Decidiu tornar-se ilustrador quando se apercebeu de que era uma prática bastante flexível de acompanhar o viajante nas suas deambulações geográficas, um meio de transporte para viajar pelo país sem limites de imagens e de relatos.Livros ilustrados:O Pássaro Verde, de Alice Vieira, 1994.O Conto do Nadador, de Lídia Jorge, 1996.Yaylalar, 2000.Contos da Terra do Dragão, 2000.As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, de Luísa Ducla Soares, 2002.Contos e Lendas de Macau, de Alice Vieira, 2002.
Pelo jogo se pode chegar ao livro...
Entrei na BE um destes dias e um aluno (que não é meu, mas é cada vez mais assíduo e fica sempre muito entusiasmado com as novidades que lhes vou dando em primeira mão e de viva voz) veio a correr ter comigo para mostrar a construção que acabava de fazer na zona lúdica, com um jogo que lá temos. Claro que foi seguido pelos colegas que estiveram a realizar tarefa semelhante e, por que me vêem frequentemente a tirar fotos, pediram: tire-nos uma foto! Tire! Tire! Tire!Rindo, divertidos, lá começaram a fazer as poses e a explicar-me as características das construções. Uma das alunas prendeu uma dentro de outra... o orgulho era evidente.
E a atenção dada, o carinho posto no acolhimento do seu entusiasmo, são uma das estradas que os podem levar ao livro.Porque estamos a criar laços. E laços são meio caminho para mais caminhos.A BE tem de ser a casa quente que os leva, devagarinho, a reencontrar-se com o cheiro dos livros.O jogo pode ser o primeiro passo.
17º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora
Para saber mais, consultem o destaque na nossa página web:
http://creazeitao.googlepages.com/home
http://creazeitao.googlepages.com/destacamos
Para uma sugestão relacionada com o tema:
http://tempodeteia.blogspot.com/2006/10/17-festival-de-bd-da-amadora.html
Sorriso
Hoje ouvimos a Isabel (nossa auxiliar que integra a equipa) dizer:Nem queiram saber! Depois da maratona de leitura de segunda, apareceram aqui na terça imensos miúdos a querer requisitar os livros que tinham sido lidos pelos professores, pelos colegas do terceiro ciclo, e por eles próprios, ao longo do dia 23 a todas as 14 turmas do 2ºC... Alguns esgotaram!Na sala de professores uma das colegas que por lá passou com duas turmas, informou que um aluno começou logo no dia a seguir a ler o Principezinho (porque se falou da obra a certa altura... um dos momentos da maratona consistia na divulgação/partilha pelos alunos de livros que tivessem lido e gostado). E vários fizeram uma apreciação escrita sobre a visita... e os que haviam escrito poemas que leram durante a maratona, estão entusiasmados e continuam a produzir... mesmo alunos com grande dificuldade e que pouco escrevem...Já tenho aqui muitos materiais para colocar no blogue dos Amigos...... e ninguém nos consegue tirar hoje o sorriso da cara!
Temos de fazer mais vezes... Não chega um só dia por conta de uma comemoração.
É preciso pôr a BE no centro das atenções, o livro na moda, o desejo de ler no coração.É preciso reconquistar o Amor pela leitura.Não é por acaso que o nosso Plano de Actividades tem como mote: "Em busca do Livro esquecido"...
(E já estamos a preparar o próximo destaque: vão morrer de susto!)
Momentos de ontem...
Deixaremos mais palavras para depois... Tentaremos que sejam eles, a quem o dia foi dedicado, a falar. Todas as turmas do 2º C passaram pela BE... sempre diferente cada momento de partilha de palavras e leituras. Leram-nos eles a nós, lemos nós para eles, outros professores foram também lendo... e os alunos do 3ºC foram chegando voluntariamente ao longo do dia para partilhar as suas escolhas de leitura... convidado da autarquia e presidente do Conselho Executivo acabaram também a ler, de improviso, uma história de Manuel António Pina. Um momento delicioso. Um professor partilhou António Gedeão... recitou de cor Lágrima de preta. Foi bonito. Passámos bons momentos. E o tempo continua a correr à desfilada à nossa frente rindo e brincando: Não me apanhas! Não me apanhas!
Continuam...
... as decorações. As visitas à BE-CRE.
Os alunos envolvidos, participando activamente.
.
.
É como os queremos: no centro de tudo.
Mãos à obra!
A turma do 9º D continua em grande azáfama ajudando a preparar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Estará nas suas mãos a decoração de um dos placards à entrada do CRE, depois de terem feito uma recolha junto de várias turmas: "Gosto da BE porque..." . A zona de produção hoje era um arco-íris em movimento!
O 8º C escreveu as frases mais bonitas (estas recolhidas pela sua professora de Língua Portuguesa). Vão ver merecido destaque para a poesia produzida. Incansáveis, todos eles.
Alguns alunos (9º) ajudaram hoje a testar a página na Internet nesta fase final em que o tempo parece correr! E alunos voluntários do 3º C preparam as surpresas para o 2ºC... Raptos e leituras...
O dia 23 promete!
Preparando o Dia Internacional das BE
O trabalho intensifica-se. Boletim pronto e colocado na página, preparado para ser fotocopiado. Página a ser enriquecida (trabalho que nunca acaba...) e embelezada para a abertura oficial... (é em http://creazeitao.googlepages.com podem ir consultando em antestreia). Preparam-se os marcadores, excertos de livros, decorações...
Nesta semana estamos a concretizar as visitas à BE, integradas no programa de comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. A estratégia este ano foi a de marcar todas as turmas previamente num mapa e contactar/motivar individualmente cada um dos professores acompanhantes (escolheram-se prioritariamente aulas de áreas curriculares não disciplinares). Como coordenadora fiz pessoalmente um a um cada contacto. A mudança de estratégia, relativamente ao ano que passou, decorreu do facto de quando se opta por deixar os professores livremente fazer a inscrição da turma, por uma razão ou por outra (que os tempos não são fáceis, o trabalho é excessivo e a correria não facilita a memória de tudo o que é preciso fazer, ficando a BE geralmente para trás nos afazeres) acabavam por se inscrever poucas turmas e perdia-se uma oportunidade de contactar com todas e envolvê-las para as actividades a desenvolver.
Aproveitamos este primeiro contacto para informar os alunos sobre a Classificação Decimal Universal (ao que se segue um jogo) e para divulgar todas as iniciativas e actividades que se realizarão ao longo do ano.
- Pede-se a todos que escrevam para o endereço da BE, de forma a poder receber em primeira mão e individualmente as informações sobre tudo o que se relaciona com este espaço.
- Pede-se que colaborem com o blogue dos Amigos da Biblioteca através do mesmo endereço.
- Divulga-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e convidam-se os alunos do 3º C a colaborar com a equipa nos raptos previstos das turmas do 2º C (falaremos disso no rescaldo do dia 23) e na maratona de leitura que decorrerá nesse dia (no 2º ciclo mantém-se o segredo, divulga-se apenas o dia)
- Explica-se o porquê da criação da salinha de estar à entrada da BE e solicita-se a colaboração para trazerem materiais de leitura e para se assumirem como responsáveis conjuntos por aquele seu espaço de responsabilidade sem vigilância.
- Divulga-se a página da Internet e o Boletim que serão anunciados no dia 23.
- Motiva-se para a campanha "No Natal oferece um livro novo à tua escola" (a partir de lista divulgada na página web) para que as turmas se organizem (haverá uma árvore de Natal feita por uma turma de 7º ano em AP e um cesto. Os livros são oferecidos embrulhados e nos Reis abrem-se as prendas e divulgam-se à comunidade) e para a campanha "No Natal oferece um livro teu à tua Escola" (far-se-á posteriormente uma seriação para que fiquem na BE os livros que completam o fundo de forma adequada e os restantes sejam colocados aos poucos à disposição de todos na salinha de estar... podendo ser lidos e, até, ser levados sem requisição e trazidos responsavelmente por cada um... claro que se alguns não voltarem é porque alguém quis guardar um tesouro para si e isso não é coisa má... pode, por exemplo, não ter hipótese de adquirir livros. Será como se um aluno tivesse oferecido um livro seu a um colega...)
- Divulga-se o Diário de Bordo que se encontra na mesa do acolhimento e apela-se aos registos, sempre que o desejarem (com sugestões, reclamações, apreciações, indicação de livros a adquirir...)
- Divulga-se a Feira do Livro e apela-se à participação.
- Pede-se aos delegados que façam o levantamento dos temas em tratamento nos trabalhos da turma e que os enviem por correio electrónico ou os registem em documento próprio na BE. (É necessário fazer um levantamento e perceber quais são os temas recorrentes, os temas mais escolhidos por ciclo e, de forma articulada com os departamentos - a quem se dirigirão pedidos neste sentido, fazer as aquisições em falta que possam actualizar o fundo documental e ajustar-se às novas necessidades da escola e dos tempos...)
- Divulga-se a existência de possibilidade de formação para monitores da BE - CRE (através do Clube/Oficina de Informática e da própria BE) e solicita-se o apoio dos alunos em horas mais complicadas onde apenas está presente um professor ou a auxiliar.
- Tiram-se dúvidas, escutam-se sugestões.
- ...
Enfim... uma boa conversa que esperamos venha a dar frutos.
Numa das turmas descobrimos que os alunos em AP vão construir um jardim de borboletas, necessitando de um livro fundamental que a equipa já havia decidido (porque soube do projecto antes em diálogo com professores) adquirir este ano (Borboletas de Portugal de Ernestino Maravalhas ... um dos responsáveis pela Tagis www.tagis.net ). A turma decidiu que se vai organizar e serão eles a oferecer esse livro à BE no Natal. Dizia uma aluna: oh professora eu até tenho 3 cheques FNAC de 5 euros cada e não sei o que lhes hei-de fazer!
Aguardemos, então, sem deixar de ir ao seu encontro regularmente, pois cada contacto angaria apenas alguns alunos para a participação, para a leitura, para a presença... muitos contactos continuados angariarão bem mais...
Os naturais desencontros provocados pelos dias de greve irão ser repostos na semana que vem, depois de feito o levantamento das turmas que não conseguiram visitar a BE.
(Já agora conto um segredo: comprei para oferecer à BE no seu dia internacional "O Poder dos Sonhos" de Luís Spúlveda, acabadinho de sair... porque... enquanto responsável, tenho sonhos para a BE e gostava que eles se concretizassem... O livro será símbolo desse desejo.)
Prémio Nobel da Literatura
Foi hoje...Amanhã divulgar, divulgar, divulgar...Deixar o documento aonde este endereço leva, em vários locais...http://creazeitao.googlepages.com/NOBELLITERATURA.docDeixar "papelinhos" (iguais ao que aqui se divulga) espalhados por toda a parte, com o endereço onde podem encontrar pistas para ir mais longe...
Pequenas grandes coisas...
Destacar os livros novos...
Livros novinhos em folha
Acabados de chegar
Há que esperar um pouquinho
antes de os saborear
No mês que vem, tu já sabes
e podes vir a correr
eles vão estar nas estantes
e tu já os podes ler!
Alunos do 8º ano ajudam na Biblioteca: hoje foi preciso reorganizar os jogos e verificar as peças...
Ainda houve tempo para os provérbios e para o ensaio da dramatização que estamos a preparar...
.
Tanta informação... Aproxima-se o dia 23. Há muito que fazer, muito para organizar...
Prova a ver se gostas: um destaque com o Grande Livro dos Provérbios, O livro dos Provérbios de António Mota e um jogo de provérbios construído pela equipa do ano lectivo passado.
Durante uma semana...
Para a outra... mais novidades!
Finalmente a salinha à entrada da BE... um sucesso! Alguns alunos responsabilizam-se por trazer materiais que serão colocados à disposição de todos. Falta uma pequena vitrine para destaque de um livro... mas não pode ser tudo de uma vez, não é?